quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

E O Terceiro É Um DIY


        As férias são uma época maravilhosa para cultivar o ócio criativo.

Vou me explicar, o ócio criativo é aquele momento que você está fez tudo que tinha pra fazer, já viu todas as séries que baixou por torrent passam na TV, já viu todos os filmes, já não foi a praia, porque não mora na zona sul (no caso do rio de janeiro), já não foi a academia, já fez até compras e testou todas as receitas do youtube e também já dormiu de tarde e está completamente sem sono.

Então você entra no estágio do ócio criativo, onde tem ideias maravilhosas de coisas pra fazer, e está tão de bobeira que as coloca em prática, como um blog ou um boneco de neve para dar de presente de natal pras pessoas. \o/


        Antes de começar vou pedir para que tenha paciência comigo que esse é o meu primeiro DIY e quando estava fazendo eu não fotografei tudo porque ainda não tinha esse blog. A ideia para fazer esse boneco veio das minhas ídolas da internet Dani Noce e a Laura Vitale e eu também peguei um pouco de inspiração no Pinterest.

Então para começarmos vou dar uma listinha básica de materiais para te facilitar a vida:
  • Bolas de isopor de 70mm
  • Folha de EVA cor preta
  • Pote de vidro 
  • 3 botões pretos
  • Tecido quadriculado vermelho
  • Cola 3D na cor preta
  • Cola 3D na cor laranja
  • Cola quente
  • Cola branca (a normal)
  • Tinta branca
                Depois que gastar uma fortuna (R$30,00), o segredo é fazer mais de um, porque muitas coisas vão sobrar, só as bolas de isopor e os botões que você precisa comprar mais. Eu por exemplo fiz 5 bonecos.

        Com os materiais a primeira coisa que eu fiz foi pitar as bolas de isopor com tinta branca, porque eu queria que elas não parecessem tanto com bolas de isopor, se é que isso é possível. Pinta em duas etapas, usando o pote para apoiar a bola, como nessa foto aqui à esquerda, ou então nem pinta, você que sabe. 

        Enquanto as bolas de isopor secam vamos fazer as cartolas. Desenha no EVA com um compasso pra não ficar tudo cagado um circulo com 5,7 cm de diâmetro, um donuts (um circulo dentro do outro) com 5,7 cm e 10 cm de diâmetros e um retângulo de 18,3 cm x 4 cm. E recorta tudo com uma tesoura, vai ficar assim igual a foto aqui embaixo. Só que o meu círculo é de papelão por que esse na verdade é o molde que eu fiz, se for fazer mais de um boneco te aconselho a também fazer um molde de papelão, só pra facilitar a sua vida. 



        Depois cola com cola quente o retângulo formando um cilindro e depois cola o circulo na parte de cima do cilindro e o donut na parte de baixo, tudo com cola quente, ou cola para EVA, se tiver se maneira que fique assim igual a uma cartola:


        Para o cachecol vamos cortar um retângulo de tecido maior que o diâmetro do pote, o meu deve ter uns 40cm mais ou menos, e não esquece de fazer franjas (3,0 cm) nas pontas do retângulo pra ficar mais style. E já que eu gastei uma fortuna com esse tecido, resolvi encapar a tampa do pote com ele também.  Fiz o desenho do formato do pote no verso do tecido e cortei com 1 dedo de sobra pra colar na lateral da tampa, colei com cola branca mesmo e depois de seco cortei as rebarbas.

        Aproveita que já está com a mão suja de cola e cola logo os botões no pote, igual a foto aqui em cima. Depois disso a bola de isopor já deve estar seca e podemos colar a cartola no isopor, é muito importante colar a cartola antes de desenhar o rosto pra você centralizar ele direito. Então cola a cartola com cola quente depois desenha o rosto igual a primeira foto com cola 3D preta e laranja. Depois é só colar a cabeça na tampa com cola quente, mas só cola com a tampa fechada no pote pra colocar a cabeça de frente pros botões e amarra o cachecol. Como um extra eu fiz braços com pedaços de flamboyant e colei também com cola quente.

        E agora o que eu coloco dentro? Se você for uma pessoa básica e sensata que sabe q ninguém vai beber chocolate quente no verão do Rio de janeiro, coloca bolas de algodão dentro. Mas se vc é meio mongol como eu coloca marshmallows com uma mistura pra chocolate quente. A receita é inspirada na Dani Noce e a Laura Vitale como eu falei antes e é a seguinte: 
  • 10 colheres de chocolate em pó (não é a mesma coisa que nescau)
  • 6 colheres de leite em pó
  • 3 colheres de amido de milho
  • 1/4 de colher de sobremesa de canela em pó
  • 1 colher de sopa de café instantâneo
  • 3 colheres de açúcar
    E para a pessoa entender o que fazer com o seu presente você escreve num cartão que é pra misturar 3 colheres dessa mistura com 1 copo de leite e alguns marshmallows para ter uma delicia de chocolate quente em mãos.

 Se tiver alguma dúvida pode deixar aqui nos cometários.


Nenhum comentário:

Postar um comentário